Professor da USP ministra palestra sobre impactos da tecnologia na vida infantil

 

Evento com Valdemar Setzer, um dos maiores especialistas sobre o tema, acontece no dia 17 de agosto, na escola Aldeia Akatu, em Barão Geraldo

 

Conhecido pelos alertas que tem feito sobre os impactos negativos dos meios eletrônicos no desenvolvimento e na vida social das crianças, o professor da Universidade de São Paulo (USP) Valdemar Setzer (foto) ministra dia 17 de agosto (sábado), na escola Aldeia Akatu, em Barão Geraldo (Campinas), a palestra “O impacto dos meios eletrônicos na educação, no lar e na escola, e a pedagogia Waldorf, o que fazer?”. Os ingressos devem ser adquiridos na secretaria da escola.

A Escola Associativa Aldeia Akatu oferece a pais, educadores e pessoas interessadas no tema uma reflexão a respeito da relação entre os impactos dos meios eletrônicos e o desenvolvimento do ser humano. Esse enfoque alinha-se com a proposta da escola, que segue a Pedagogia Waldorf, fundamentada na antroposofia – método de conhecimento do ser humano e da natureza introduzido pelo austríaco Rudolf Steiner no início do século 20.

Entrevistado nos programas Roda Vida e Provocações, ambos da TV Cultura, Setzer propõe reflexões profundas sobre o momento atual da sociedade e como o homem precisa estar consciente das implicações desencadeadas pelo uso excessivo da tecnologia.

Pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), publicada pela revista científica PLoS ONE, indicou que atualmente 43% dos alunos têm propensão a se tornar viciados ao uso de smartphones. Entre estes, 35% são mesmo dependentes e utilizam o aparelho de forma excessiva. Dentre os problemas causados por esse excesso estão o distúrbio de sono, dores de cabeça, dificuldade de concentração, ansiedade, depressão, transtornos comportamentais e queda do rendimento escolar e, de acordo com pesquisa publicada na revista científica Natura, problemas de postura que antigamente só apareciam na velhice.

Em sua palestra, Setzer orienta pais sobre o uso excessivo da internet por crianças e adolescentes e alerta sobre o altíssimo risco de criação de dependência, o perigo de predadores e o excesso de liberdade. Entre outros impactos negativos, estão a dessensibilização social, excesso de peso e obesidade, indução ao consumismo, diminuição do rendimento escolar, prejuízo para a criatividade, perda da capacidade de concentração, os quais são apontados como preocupação mundial e entre os principiais problemas causados pelo uso excessivo ou precoce da tecnologia. Sobre a dependência, até o Ministério da Saúde já vem fazendo campanhas sobre o tema, assunto que em alguns países já é identificado como doença.  

Segundo ele, o papel das famílias e da escola é fundamental para verificar cada aparelho quanto à sua utilidade e forma de utilização educacional, o prejuízo que pode causar e que atitude pais e professores devem tomar frente a ele, especialmente em relação ao comprometimento do pensar, sentir e querer, base da pedagogia Waldorf.

Professor titular aposentado, mas ainda ativo no Departamento de Ciências da Computação da USP, Valdemar Setzer é autor de 12 livros técnicos e educacionais no Brasil e no exterior. Tem ministrado inúmeras palestras sobre temas relacionados aos rumos da educação, filosóficos e técnicos. Membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Sociedade Antroposófica no Brasil.

 

Pedagogia Waldorf

A Pedagogia Waldorf comemora mundialmente 100 anos e nunca esteve tão atual diante das questões que acercam a contemporaneidade. As escolas Waldorf são verdadeiras ilhas de respeito ao ser humano e ao desenvolvimento da criatividade social, artística e intelectual. Como pedagogia procura integrar de maneira holística o desenvolvimento físico, espiritual, social intelectual e artístico dos alunos, com o objetivo de desenvolver indivíduos livres, integrados, socialmente competentes e moralmente responsáveis. 

Uma de suas características marcantes é o fato de não se exigir do aluno o cultivo precoce do pensamento abstrato. As aulas são um preparo para a vida, a fim de que cada um, dentro da sua autonomia, tenha capacidade para lidar com a vida adulta com flexibilidade, capacidade de questionamento e responsabilidade. Desse modo, o ser criança, o brincar e a criatividade – longe dos celulares, videogames e computadores – são estimulados o tempo todo, para que a curiosidade natural da criança e do jovem seja trabalhada, favorecendo seu desenvolvimento intelectual e de autonomia para encontrar soluções e o impulso de conquistar o mundo por intermédio da sua própria vontade.

 

Aldeia Akatu

A escola Aldeia Akatu situa-se em Barão Geraldo, Campinas, em meio a muito verde, com grande quintal, árvores, salas de aula com paredes cheias de desenhos e objetos em geral produzidos pelos próprios alunos, onde o “faça você mesmo e com a ajuda da ‘tribo’”, é estimulado como processo de educação social baseado no equilíbrio entre o pensar, o sentir e o querer. A escola, que abrange desde o jardim de infância até o 5º ano, segue a pedagogia Waldorf e preza por uma alimentação natural baseada em grãos integrais e produtos frescos, por vestuário composto por roupas simples e saudáveis, sem seguir modismos, pela utilização de materiais reciclados ou recicláveis, e pelo uso de brinquedos de pano e madeira produzidos pelos próprios alunos ou pelas escolas, em detrimentos de brinquedos industrializados ou tecnológicos, além da apreciação das artes em todos os sentidos e âmbitos da vida.

Famílias que buscam essa metodologia estão à procura de substituir “a tensão pelo relaxamento”, a agitação pela calma interior e do ambiente, a disciplina pela ‘criatividade’ e ‘liberdade’”, e as crianças devem ser tratadas como “aprendizes que devem descobrir pela exploração” de possibilidades, nem sempre óbvias, muito menos prontas e condicionadas. Um pensar e agir livre e autônomo de maneira adequada a cada idade, no qual liberdade, igualdade e fraternidade são pilares da educação para a conquista da autoeducação quando jovens e adultos.

 

SERVIÇO

Palestra “O impacto dos meios eletrônicos na educação, no lar e na escola, e a pedagogia Waldorf: o que fazer?”
Data: 17 de agosto
Horário: 9h às 12h30
Local:  Escola Associativa Aldeia Akatu – Rua João Batista Grigol, 80 A – Barão Geraldo, Campinas
Contribuição: R$ 30 (individual) – ingressos na secretaria da escola
Informações e inscrições: (19) 99643-7381, com Silvia

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