ELPIDIO PINHEIRO

elpidiopinheiro@gmail.com

 

A dor da criança ferida

 

Em cada de um de nós, adultos, há uma criança ferida que requer o cuidado e o olhar carinhoso para que o adulto amadureça e seja curado das carências afetivas de sua infância.

Podemos aliar os conhecimentos da psiquiatra Karen Horney, que desenvolveu a teo­­ria freudiana identificando as três principais manei­ras pelas quais as pessoas tentam resolver os conflitos interiores, com os ensinamentos do eneagrama para descrever quais são as feridas e dores das diversas personalidades (eneatipos, subtipos e asas) e sugerir terapias e práticas que possam ser medicinas específicas para suas curas anímicas.

Os grupos Hornevianos indicam o “estilo social” de cada eneatipo: o assertivo, o retraído e o aquiescente. 

Os assertivos (“vão contra as pes­soas”)­ são os eneatipos e3, e7 e o eneatipo e8. Eles são voltados para o ego e buscam expandi-lo. Todos esses tipos têm problemas no pro­cessamento dos próprios sentimentos.

Quais são as feridas destas crianças? A ferida do e8: “não me amam”; a do e7: “não amo o outro”; e a ferida do e3: “não me amam e não amo o outro”. 

Os aquiescentes (“vão ao encontro das pessoas”) são os eneatipos e1, e2 e e6. Os três compartilham a necessidade de serem úteis aos outros. 

A ferida criada no eneatipo e1 foi: “não confio no outro”; a do e2: “não confio em mim”; e a ferida do e6: “não confio em mim e não confio no outro”.

Os retraídos (aqueles que “vão para longe das pessoas”) são os eneatipos e4, e5 e e9. Esses tipos não distinguem muito o eu consciente dos pensamentos, sen­timentos e impulsos inconscientes não processados. 

As feridas desenvolvidas em suas crianças foram – e9: “me abandonaram”; e5: “eu abandono o outro”; e na ferida do e4: “me abandonaram e eu abandono o outro”.

Muitas dores poderão ser aliviadas e reconciliações serem feitas entre gerações de familiares. Maior harmonia criada nas corporações e na sociedade quando forem apaziguadas as dores das crianças feridas. 

Todos os direitos reservados © 2019 - Criado por La Monica Design