TERAPIA FLORAL

 

Carmen Monari 

 

O Sistema Floral de Bach foi desenvolvido pelo renomado médico inglês, Dr. Edward Bach, em meados de 1930. Quando o Dr. Bach desenvolveu o Sistema Floral, era seu objetivo que qualquer pessoa pudesse utilizá-lo. Por este motivo, os Florais de Bach são um método de autoajuda suave, natural e simples.

A ênfase deste método de tratamento é “trate a pessoa, não a enfermidade ou seus sintomas”. Por isso, os florais trabalham a causa do mal-estar emocional e não o seu efeito final; trabalham sobre as emoções e não sobre as condições físicas. Dessa forma, os Florais de Bach buscam restabelecer sutilmente o equilíbrio e o bem-estar emocional, permitindo-nos tomar consciência dos defeitos que nos incomodam, nos trazendo a paz mental, promovendo o que o Dr. Bach chamou de “desenvolvimento das virtudes”.

O propósito do Dr. Bach e sua grande realização foi a simplicidade do tratamento, assim como sua utilização. É um sistema completo, composto por 38 remédios florais e uma única fórmula chamada de Rescue Remedy.

Dr. Bach, em sua época, já dizia que a nossa saúde física depende da maneira como pensamos, dos nossos sentimentos e de nossas emoções. Que a saúde mostra harmonia e ritmo quando pensamos positivamente, construtivamente, com felicidade. Que a enfermidade está profundamente relacionada com o pensamento negativo, destrutivo, de infelicidade. Tal é o poder do pensamento e é através dele que fazemos nossa viagem pela vida.

Em 1928, ele descobriu, no País de Gales, os três primeiros florais – Mimulus, Impatiens e Clematis – e começou a trabalhar com eles ministrando-os de acordo com a personalidade da pessoa, com resultados imediatos e coroados de êxito.

Em 1930, Dr. Bach deixou seu consultório e seu laboratório e foi para o País de Gales em busca de mais florais. Depois, em 1934, mudou-se para Mount Vernon – a pequena casa que, até os dias de hoje, é o Bach Centre.

O Programa de Cursos dos Florais de Bach passou a ser conhecido no mundo todo na década de 1990. Os primeiros países a implantarem o Programa Internacional do Bach Centre foram os Estados Unidos e a Espanha, sendo seguidos pelo Brasil. Em 22 de setembro de 1990, ocorreu o 1º Encontro de Florais de Bach no Brasil, no Auditório Rebouças, em São Paulo. Esse encontro teve a participação de mais de mil pessoas. Esses cursos são destinados a todas as pessoas que tem interesse em conhecer os Florais de Bach para utilizá-los para ajudar a si mesmo ou ainda para uso profissional. 

 

Carmen Monari é médica homeopata e terapeuta floral

 

* * *

 

É importante frisar que, após Dr. Bach, foram pesquisados e desenvolvidos muitos outros sistemas de florais em vários países, tais como o da Califórnia, da Austrália, Florais do Deserto, do Alasca e tantos outros.

No Brasil, existem diversos sistemas: os Florais de Minas, os Florais Brasileiros de Joel Aleixo, Florais de Saint Germain, Filhas de Gaia, Ararêtama, entre outros.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já se pronunciou positivamente com relação aos florais, afirmando tratar-se de terapia complementar absolutamente eficaz e sem riscos.

Os florais não substituem o tratamento médico convencional. As essências florais atuam como um tratamento paralelo e complementar, coadjuvantes no processo de cura, podendo ser usados concomitantemente com medicamentos alopáticos e homeopáticos. O objetivo final será sempre promover o bem-estar, aumentando a qualidade de vida e minorando o sofrimento.

ENCONTRE AQUI O TERAPEUTA MAIS PRÓXIMO DE VOCÊ!

Todos os direitos reservados © 2019 - Criado por La Monica Design